Sidebar

CONDUTAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: 40H

PERÍODO OFERTADO: 13/04 A 18/05

Docente Responsável: Profa. Ms. Kátia Abreu Fonseca.

Conteúdo Programático: Aspectos psicossociais, culturais e linguísticos dos diferentes níveis de escolaridade. Processo de profissionalização e construção de autonomia. Projeto Pedagógico da escola. A motivação do aluno com deficiência intelectual. Currículo escolar: adaptações de acesso ao currículo. Procedimentos de ensino e avaliação. Desafios em relação às expectativas escolares, familiares e da comunidade. A organização do ambiente escolar como fator estratégico para a inclusão Jogos e brincadeiras como recursos facilitadores para a aquisição de conhecimento, desenvolvimento da linguagem e comunicação, desenvolvimento motor, autoconhecimento e socialização.

Bibliografia:

BEYER, H. O. A educação inclusiva: incompletudes escolares e perspectivas de ação. In: Cadernos de Educação Especial. Santa Maria: UFSM, 2003. N. 22.

BIANCHETTI, L. Aspectos históricos da apreensão e da educação dos considerados deficientes. In: Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. Campinas – SP: Papirus, 1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9394/96. Brasília, 1996. _______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP: 1994.

_______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Projeto Escola Viva. Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola - Alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/SEESP, 2000. V. 1

________. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Parecer CNE/CEB n.017/2001. ________. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Parecer CNE/CEB n.017/2001. ________. Ministério de Educação/Secretaria de Educação Especial. Educação Inclusiva. Direito à Diversidade. Curso de Formação de Gestores e Educadores Brasília: MEC/ SEESP, 2004.

EDLER CARVALHO, R. Educação inclusiva: com os pingos nos is. Porto Alegre: Mediação, 2004.

__________________, R. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. Porto Alegre: Mediação, 2001.

FERNANDES, S. Fundamentos para Educação Especial. Curitiba: IBPEX, 2006a.____________, S. Metodologia da Educação Especial. Curitiba: IBPEX, 2006b. FERREIRA, M. E. C.; GUIMARÃES, M. Educação inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

FONTES, R. de S. Educação Especial um capítulo à parte na história do direito à educação no Brasil. In: Revista Ensaio. Avaliação de políticas públicas educacionais. Rio de Janeiro: 2002 v.10.

FRANCO, M. O PCN e as adaptações curriculares para alunos com necessidades educacionais especiais: um debate. In: TEIAS: Revista da Faculdade de Educação. Rio de Janeiro: UERJ, Faculdade de Educação, 2000. n.1 (jun.2000) pp74-83.

GONZÁLEZ, J. A. T. Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Porto Alegre: ARTMED, 2002. p. 67

LANDÍVAR, J. Adaptaciones curriculares. Guia para los professores tutores de educación primaria y de educación especial. Espanha – Madrid: Ciencias de laeducaciónpreescolar y especial, 2002.

LUNARDI, M. L. Medicalização, reabilitação, normalização: uma política de educação especial. Disponível http://www.educacaoonline.pro.br/art_medicalizacao.asp?f_id_artigo=466 Acesso 04/04/2006

MANTOAN, M.T.E. "Educação de deficientes mentais: O itinerário de uma experiência". Campinas: Unicamp/Faculdade de Educação, 1987, dissertação de mestrado.

______. Compreendendo a deficiência mental: Novos caminhos educacionais. São Paulo: Scipione, 1988.

______. "A solicitação do meio escolar e a construção das estruturas da inteligência no deficiente mental: Uma interpretação fundamentada na teoria de conhecimento de Jean Piaget". Campinas: Unicamp/Faculdade de Educação, 1991, tese de doutoramento. ______. "Construtivismo psicológico e integração escolar de deficientes". Trabalho apresentado na XXV Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto, 1995.

ROSS, P. R. Educação e trabalho: a conquista da diversidade ante as políticas neoliberais. BIANCHETTI, L; FREIRE, I. In: Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. Campinas – SP: Papirus, 1998.