Sidebar

INTRODUÇÃO À DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: 40H

PERÍODO OFERTADO: 13/04 A 18/05

Docente Responsável: Profa. Ms. Eliandra Rizzi de Oliveira Macedo

Conteúdo Programático: A deficiência intelectual na humanidade. Concepções, definições, diagnóstico diferencial entre tipos de deficiência intelectual. Inteligência: bases biológicas e pressupostos teóricos. DI: tipos, graus e causas. Deficiência intelectual e dificuldade de aprendizagem. Desenvolvimento de processos cognitivos e a apropriação ativa do conhecimento pelo aluno com deficiência intelectual. Fundamentos da construção do conhecimento e os princípios da aprendizagem ativa. Concepção da deficiência intelectual e seus processos de aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva. Atendimento Educacional Especializado para o aluno com deficiência intelectual e a interlocução deste atendimento com a sala de aula comum.

Bibliografia

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/ SEF/ SEESP, 1999.

Educação Especial. Disponível em <http: //www.portal.mec.gov.br>

FERREIRA, M.C.C. A prática educativa e a concepção de desenvolvimento psicológico de alunos com deficiência mental. Campinas, 1994, p. 160. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação – Universidade Estadual de Campinas.

FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: paz e Terra, 1996.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Ministério da Educação e Cultura – MEC Disponível em http: //www.portal.mec.gov.br

LUCKESI, Cipriano C., Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e preposições. São Paulo: Cortez, 2002.

O que é Deficiência Intelectual? Disponível em:<WWW.revistaescola.abril.com.br>

O que é Deficiência Intelectual ou Atraso Cognitivo. Disponível em < www.inclusaobrasil.blogspot.com.br >.

VYGOTSKI, L. S. Fundamentos de defectología. Obras Escogidas, Tomo 5. Madrid, Editorial Progreso/Visor. 1997.