Sidebar

 

O profissional de Letras é o letrólogo, é um estudioso da língua portuguesa, de idiomas estrangeiros e suas respectivas literaturas.

 

            O curso de Letras do IMES-SM Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel é um curso de licenciatura, ou seja, forma profissional habilitado a lecionar línguas e suas respectivas literaturas. Este profissional pode trabalhar com a língua portuguesa e também com as línguas estrangeiras, podendo escolher a espanhola ou a inglesa.

Este curso é bastante conhecido e conceituado na região, pois a primeira turma de Letras iniciou-se em 1973. Ele oferece, aos profissionais, uma proposta de ensino crítico-reflexivo, garantindo um conhecimento teórico-prático e o desenvolvimento de habilidades de pensamento, além das competências ao exercício profissional.

            O curso de Letras oferecido por esta faculdade é fundamentado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores de educação Básica, e tem com principal meta, formar profissional qualificado referente ao processo de construção de conhecimentos, habilidades e valores com a realidade vivida e com os indivíduos que os rodeiam.

            O curso tem como objetivo promover ações profissionais representadas no âmbito escolar: sejam elas no ensino, nas expressões artísticas, nas relações interpessoais e no planejamento educacional.

            O profissional em Letras deve ter o domínio do uso da língua ou das línguas de seus objetos de estudos, em termos de estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de tomar consciência das variedades linguísticas e culturais; deve também ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.  Deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.