TEORIAS DA APRENDIZAGEM DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E O PROBLEMA DA INCLUSÃO ESCOLAR: 40H
PERÍODO OFERTADO: 27/07 A 04/08
Docente Responsável: Prof. Ms. Caio Cesar Portella Santos.
Conteúdo Programático: Aprendizagem e desenvolvimento humano. Desenvolvimento da linguagem. Funções cognitivas, sensoriais e motoras. O afeto e sua relação com a aprendizagem. Tipos de linguagem e compensação sensorial. Conceitos, princípios e determinantes do desenvolvimento humano numa abordagem fisiológica, cognitiva, emocional e sociocultural, desde o nascimento até a adolescência. As perspectivas de Vigotski, Piaget e Skinner.
Bibliografia
BARROS, C. S. G. Pontos de Psicologia do Desenvolvimento, 10ª Ed. São Paulo: Ática, 1997.
FACCI, M. G. D.; MEIRA, M. E. M. M.; TULESKI, S. (orgs). A exclusão dos incluídos: uma crítica da psicologia da educação à patologização e medicalização dos processos educativos. Maringá, Eduem, 2011.
FONTANA, R. & CRUZ, N. Psicologia e Trabalho Pedagógico – Série educador em construção – São Paulo: Atual, 1997.
LA TAILLE, Y., OLIVEIRA, M. K.e DANTAS,H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo, Summus, 1992,
MILLHOLAN, F e FORISHA, B E. Skinner x Rogers: maneiras contrastantes de encarar a educação. São Paulo, Summus, 1978
MOREIRA, Marco Antônio; Teorias de Aprendizagens, EPU, São Paulo, 1995. MUSSEN, P.H.;CONGER, J.J.; KAGAN, J. Desenvolvimento e Personalidade da Criança – 4º ed. São Paulo:Harbra, 1974.
PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.- Piletti, Nelson. Psicologia educacional – 2º ed. São Paulo: Ática, 1985.
VIGOTSKI, L. S. A Construção do pensamento e da linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 2010.
VYGOTSKI, L. S. Historia deldesarrollo de las funciones psíquicas superiores. Obras Escogidas, Tomo 3. Madrid, Editorial Progreso/Visor. 1994.
VYGOTSKI, L. S. Fundamentos de defectología. Obras Escogidas, Tomo 5. Madrid, Editorial Progreso/Visor. 1997.