Sidebar

 
 

I CINE IMES “Romeu Odassi”.

Em 2015, o Mobiliza São Manuel iniciou seu 2º Festival com um cine debate sobre o filme Quase Samba, de Ricardo Targino.

Tudo faz crer que tenha sido a primeira experiência pública de apresentação pública de um filme seguido de debate.

Logo depois, no IMES-SM (Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel), a mesma experiência acontecia. O CINE IMES nasceu no curso de Psicologia em um estágio de intervenção em Psicologia, no qual os estudantes do terceiro ano organizaram salas temáticas com exibição de filmes e debates. A ideia era promover um espaço que unisse arte e ciência como forma de aproximar os cursos Psicologia, Pedagogia e Letras da instituição. Foram realizadas até o momento duas edições, nas quais temas como autismo, família, tecnologia e violência etc foram abordados e discutidos entre todos. A ação teve grande repercussão e adesão, sendo um momento de ricas trocas entre alunos e professores.

Foi assim que Celso Corrêa, somando essas experiências, propôs ao Diretor de Cultura do Município, Arnaldo Catalan, criar um Cine Debate que envolvesse toda a comunidade.

Surgiu então o CINE IMES “Romeu Odassi”.

Romeu Odassi foi um são-manuelense apaixonado por máquinas de projeção e filmes, fazendo manutenção na região. Na sua simplicidade e amadorismo, com suas máquinas, buscava filmes em Botucatu e os exibia aqui no Salão Paroquial, junto com o Irmão Aldo, além de cidades como Areiópolis, Pratânia, e Alfredo Guedes. Periodicamente, abria sua residência na Rua Joaquim Floriano, em São Manuel, para deleitar seus amigos e vizinhos com as histórias de Tarzan, Mazzaropi, Os Três Patetas, Zorro, Cantinflas, Popeye, entre outras. O amor de Romeu Odassi pela tela foi o primeiro passo, juntamente com Lacerda, para implantar a televisão em São Manuel, cujas experiências iniciais foram realizadas na própria casa do senhor Romeu. Era um sonhador!

E o sonho continua.

A primeira sessão do CINE IMES “Romeu Odassi” ocorreu ontem, dia 27 de setembro, às 19h30min, no Salão Nobre da EE “Dr. Manoel José chaves”, com a exibição do filme O Palhaço, de Selton Melo.

Foi aberto com breves palavras de Eder Ricardo, responsável por eventos do IMES; Clara Zeminian, diretora do IMES; Arnaldo Catalan, diretor de Cultura; Celso Corrêa, pelo Mobiliza, e Regina Odassi Baroni, filha do homenageado.

Após o filme, foi aberto um bate papo/debate que contou com a presença de Gilson José, discente do curso de Psicologia; Hilda Moura de Oliveira, discente do curso de Letras, Daniela Camila Alves, Discente do curso de Pedagogia; Samantha Camacam, docente do curso de Psicologia do IMES; Felipe Perillo, ator produtor e diretor de cinema e José Junior, da equipe do Ponto MIS.

O CINE IMES “Rome Odassi” é um projeto em conjunto com o IMES-SM (Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel), o Mobiliza São Manuel e a Prefeitura Municipal de São Manuel, através da Diretoria de Cultura.